Se você gostar do post abaixo, por favor, clique aqui para se inscrever gratuitamente através do e-mail, assim você terá um post a cada e-mail recebido, podendo baixar nossos ebooks

Plágiar: Roubar Conteúdo Alheio

Através da participação no Grupo "Blogueiros" do Facebook, foi recentemente relatado o grande assunto Plágio, entre vários Blogueiros renomados, foi aberto o "Movimento todos contra o Plágio", liderado por Iago Melanias. Nele tivemos uma inspiração pelo blogueiro Gustavo Guerra, pois é um dos que sofre com essas ações. Então estou aqui fazendo minha parte neste movimento.

Aqui no Phablo Projetos, não sou acostumado a escrever algo tão teórico, sou fã da pratica em personalização, mas o assunto é tão serio que afetou até o Problogger Celso Lemes, em seus Guest Posts. Onde logo foi aberto o Movimento. Antes para relembrar lhe passo o post que alguns tempos atrás foi publicado aqui com o mesmo sentido:



Mas aproveitando o momento quero deixar bem claro que esse assunto também é apoiado por lei, pois plágio não só acontece com Blog s e seus contéudos, então com a colaboração do Blogueiro Mauricio Lessa, deixou um link onde podemos entender um pouco mais sobre isso e qual os nossos direitos a serem cumpridos dentro deste assunto:
Também ressaltando que o Blogueiro Carlos Vínicius foram um dos primeiros a publicar em nome desse movimento. Dentro do post dele encontra-se algo de grande valia onde se indica o significado de Plágiar:
 
O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Fonte: Como Blogar > WINKIPEDIA
Você Blogueiro
Está começando agora o ramo com os Blogs e logo percebe que no começo é muito difícil, mas o que você ainda não sabe, o que você está passando esses Blogueiros ai em cima também passam. Ter um Blog não é brincadeira, se sua visão é ser um Profissional ou representar seus negoçios. O que realmente acontece, é o aproveitamento do esforço exercido em outro blog, onde logo vem a pratica de plágiar, dificultando a vida de quem é o verdadeiro autor e de quem pratica.

O que fazer?
Primeiramente sabemos que você está começando agora, é apropriado você está sempre lendo e se projetando para desenvolver o nicho do seu blog. O Melhor a ser feito é se inspirar em textos de motivação só para dar um empurrãozinho nos seus planejamentos, pois isso irá não só te motivar, mas sim te enriquecer em conhecimento nessa área de Blogs.

Como eu já falei para alguns blogueiros e continuo a falar se for preciso, que venham a conhecer o blogueiro Bruno Simoura, e principalmente o seu blog, Como criar um Blog. Se você se aprofundar em ler os posts dele encontrará uma categoria chamada: Elaboração, nela você simplismente aprenderá a está nessa blogosfera sem ao menos copiar algum texto. Ou poderá sentir um pouco dessa motivação em nosso post relacionado a inspiração:
E se persistir com a Prática?
Se você opiniar em persistir nessa prática, infelismente stou abrindo um campo de guerra ente mim e você, e tenho certeza que meus amigos deste grande movimento, também irão tomar grandes descisões drasticas em relação a você. Pois plágiar seria uma grande forma de nos irritar de forma absurda, pois muitos de nós preparamos assuntos, com titulos bem desenvolvidos a serem posicionados corretamente nos buscadores, escrevemos com muito esforço, ai aparece você fazendo isso.

Ainda bem que os próprios blogueiros tem apoio do Google em relação a plágio, pois o mesmo disponibiliza a remoção do texto copiado, e não só isso, sei muito bem que sites têm esses serviços com um poder maior, que é a remoção do seu Blog. Impressionante em? Pense direitinho o que você vai fazer.

Sobre tudo isso penso...

Que só existe um problema que pode passar logo, como se fosse uma gripe, mas o impresisonante é que quanto mais os Blogueiros se desenvolve, mais plágiadores aparecem. O bom que me aprofundei nesse assunto e encontrei no livro E-commerce da FGV Manegement
  • [...] copiar um site é mais fácil do que copiar um instalação fisíca[...]
Para quem não leu esse livro, encontro relatos sobre produtividade e crescimento nos negoçios atráves da internet que logo vi que todo negoçio na internet tem:
  • Concorrência;
  • Pioneirismo;
  • Lucro;
  • Marca;
  • Ameças;
  • Vantagem;
  • Competição;
  • e o nosso inimigo plágio.
Toda essa informação encontrei no livro, e aproveitando recomendo, é muito bom. Priciplamente para aqueles que querem abrir um negoçio pela internet, mas não vamos fugir do assunto mesmo tendo ligação.
Para concluir....
Deixo claro que plágiar é você não ter sua identidade na blogosfera, ser reconhecido como plagiador e um simples blogueiro sem ideias próprias. Então deixo uma imagem para você refletir um pouco:


Veja Também:
ADM: Você blogueiro aproveite esta oportunidade e crie o seu post a favor desse movimento, pois estarás  a fortalecer essa causa.

Gostou? Compartilhe:

13 comentários:

  1. Olá Phablo,

    Ótimo artigo, parabéns.

    Obrigado por me citar, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ruan,

    Esse assunto é realmente complicado, como disse no post também do amigo Carlos, é como se fosse um câncer na internet, é necessário combater. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Carlos e Bruno,

    Não só agradeço pela participação, mas sim pelo prestigio de estarem complementando e interagindo com esse movimento!

    E realmente temos muito a combater!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Phablo, infelizmente os plagiadores estão cada dia mais comuns e precisamos fazer algo para evitar que usuários inexperientes desse mundo criem blogs e prematuramente plagiem conteúdos. Esses tipos de movimentos são formas de ajudar significativamente a evolução da blogosfera, acredito que só assim podemos criar formas eficazes de conscientizar plagiadores inexperientes e acabar com plagiadores intencionais.

    Parabéns pelo artigo, até mais! =)

    ResponderExcluir
  5. Nossa cara nem me fala
    É que hoje todo mundo acha que pode ser blogueiro
    Outro dia Tive um trabalho de horas para traduzir um post de um site americano, pois vem um plagiador e copia na cara dura sem nem citar a fonte

    Eu como utilizo o wordpress eu substitui as imagens do meu post e no endereço da que ele copiou coloquei outras
    deem uma olhada


    http://passaportenet.blogspot.com.br/2012/07/6-curiosidades-sobre-peitos.html

    Me vinguei

    ResponderExcluir
  6. Iago e Geandre,

    O Impressionante é que nós podemos sim tomar sempre decisões que venham ser um pouco drásticas, mas que podem ser muito bem avaliadas por nós Blogueiros como porta de escape! Pois sabemos que muitos Blogueiros por ai já está tomando suas decisões, logo nós não podemos está parados e começarmos a lutar contra essa "praga".

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Realmente Ruan, não tem o que se desculpar, qualquer um que fazer plagio que seja pelo o lado de aproveitamento dos outros e não por não saber que isso, para mim deve ser eliminado da internet. Isso é algo muito errado de se fazer, além de ser crime pela as leis do Brasil.
    E claro, com todos nós blogueiros juntos, vamos sim acabar com esses plagiadores, nem que seja um por um!

    Até!

    ResponderExcluir
  8. Gustavo,

    O Ruim sobre extermínio de plagiadores é muito difícil, pois viver sempre se preocupando e lutando com eles tem um resultado muito bom, mas é desgastante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ótimo artigo Phablo, infelizmente não tive e estou sem tempo pra criar um artigo sobre o assunto. Pude ler alguns artigos sobre o movimento e tenho certeza que se nós nos unirmos amenizaremos e muito o plágio na blogosfera.

    Muito sucesso nos seus projetos.

    ResponderExcluir
  10. Jackson,

    O Ruim disso tudo é que os Blogueiros estão discutindo lá no Grupo e se esquecendo de nosso movimento, estão saindo do foco. Temos que ficar atentos desistir agora poderá trazer o movimento ficar em vão!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do Post meu ajudou acho que sempre tem essa dúvida sobre Plágio e realmente tem ser levado a sério mesmo tenho até muito medo de plagiar mais tomo cuidado em citar as fontes e não dar Cltr c Cltr v.Abraço

    ResponderExcluir
  12. Lucas,

    Sempre é bom saber se até em fontes os autores de textos a serem citados irão aceitar. Mas com um bom acordo, tudo fica bem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seu artigo sobre Plagio não tinha lido muito bom e explicadissimo

    ResponderExcluir

Seu Comentário estará enriquecendo o conteúdo acima. Fico grato com sua participação! Qualquer dúvida relacionada a outro assunto use o nosso formulário de contato "Fale Conosco". Obrigado

Por favor me adicione no Google + para eu poder te responder de imediato!

 
Copyright © 2012 - Phablo Projetos - Direitos Reservados | Page Rank Licença Creative Commons
Desenvolvido por Carlos Vínicius | Tecnologia do Blogger | Páginas: Termos de Uso e Licença
    Twitter Facebook Google + YouTube